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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO: OS LETRAMENTOS AUTÔNOMO E IDEOLÓGICO NA SALA DE AULA

Autores:
Denyse Mota da Silva (UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins) ; Simara de Sousa Muniz (UFT - Universidade Federal do Tocantins)

Resumo:

Maria José de Pinho – UFT (Orientadora)

Vinculada à Tese de doutorado “Práticas de Letramento em Língua Portuguesa: Perspectivas de Criatividade no Ensino Fundamental”, esta comunicação apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Colégio Adventista de Araguaína, Tocantins nas classes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar na prática pedagógica de uma Professora de Língua Portuguesa, aspectos dos Letramentos Autônomo e Ideológico. Os procedimentos metodológicos agregam complexidade e pesquisa interdisciplinar (VASCONCELOS, 2008) e do Estudo de Caso (MARTUCCI, 2001). Considerando o Letramento como uma prática social, o corpus se materializa a partir das teorias do Letramento (KLEIMAN, 2003; 2006; STREET,  2007, 2010; SOUSA, 2013, 2017; BARTON, 1998; HEATH, 1982; ROJO, 2009). Novos Estudos do Letramento (STREET, 2012 e 2014, 2012) e aplicação de questionários. Os resultados identificam que a prática pedagógica da Professora se efetiva em momentos que intercalam os modelos Ideológico e Autônomo do Letramento. O Letramento Autônomo se apresenta quando a Professora utiliza material didático determinado pela Escola sem que ela possa interferir. Não obstante, percebemos que a Professora se esforça no sentido de realizar uma aula mais dinâmica, levando para a sala de aula matérias que induzem os estudantes a refletir sobre a realidade de seu cotidiano, como é o caso de charges, textos de jornais e revista, características de um letramento ideológico. Ao final ficou claro que o letramento autônomo se apresenta independentemente da ação das pessoas envolvidas. É um letramento dominante, obrigatório, e sua realização não dá margem a interferências, uma vez que se concretiza a partir de uma imposição dos sistemas educacionais. Já o Letramento Ideológico se opõe ao modelo autônomo por ser uma prática social culturalmente determinada, que considera o contexto como aspecto indissociável; diz respeito à amplitude de significados que a escrita assume em diferentes contextos em que ele se faz presente.