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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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PANORAMA HISTÓRICO/CRÍTICO DA LITERATURA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO LITERÁRIA DO ESTUDANTE DE LETRAS DA UFRR

Autores:
Hilvany Lannay Silva Araújo (UFRR - Universidade Federal de Roraima)

Resumo:

A motivação desse projeto de pesquisa germinou ao longo das aulas da disciplina de Introdução à Teoria da Literatura, na qual, por meio de debates em classe, pudemos observar a dificuldade dos estudantes em interagir com o conteúdo ministrado devido à precária base literária advinda do Ensino Médio. Desse modo, nossa pesquisa pretende discutir quais os obstáculos que esses alunos enfrentam no curso de Letras e o reflexo de tais dificuldades na formação acadêmica. Nossa metodologia parte da aplicação de um questionário que visa descobrir como foi o acesso dos alunos à Literatura na Educação Básica e analisar os motivos pelos quais os estudantes não têm conhecimento sobre Literatura suficiente para subsidiar o desenvolvimento em sala de aula. Segundo Lajolo e Zilberman (1996), os problemas de leitura e produção literária no Brasil não são recentes e possuem cunho social. Conforme as autoras, a educação no Brasil foi, por muito tempo, privilégio de poucos, fato que afastou a população da leitura, especialmente da leituta literária. Entre outros aspectos, as autoras destacam a importância dos livros didáticos na formação literária, pois estão presentes em todas as etapas da escolarização e se tornam a principal ponte entre os estudantes e a literatura. Entretanto, por vezes, esse livro tem aspecto engessado e pouco atraente, o que dificulta a assimilação do conteúdo por parte dos alunos. Segundo Lins (1977) a escolha dos textos literários, bem como a forma como são apresentados na maioria dos livros de Português, ocasionam prejuízos para os alunos e consequentemente para o país. Portanto, a partir da relação pregressa e atual dos estudantes com a disciplina de Literatura, a pesquisa pretende avaliar como e se o desprestígio em relação ao ensino dessa disciplina no currículo escolar brasileiro reflete na formação acadêmica dos estudantes de Letras da UFRR.