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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Escrita acadêmica no ensino superior: um percurso de ensino-aprendizagem do gênero resenha acadêmica

Autores:
Juliana Thiesen Fuchs (UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari) ; Flávia Zanatta (UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari) ; Garine Andrea Keller (UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari)

Resumo:

O desafio da escrita acadêmica no ensino superior se acentua em contextos de ensino da escrita na Educação a Distância (EaD), em que não há contato presencial entre professor e estudante para conversarem sobre as produções, observando em conjunto o que precisa ser modificado para qualificar o texto. Como forma de superar esse obstáculo, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência de tarefas para o ensino da escrita do gênero resenha acadêmica, desenvolvida na modalidade EaD da disciplina Leitura e Produção de Textos na Universidade do Vale do Taquari - Univates. A sequência envolve a produção de uma primeira versão de uma resenha acadêmica. Em seguida, cada aluno tem sua resenha avaliada por um colega e avalia outra. A submissão da primeira versão aos colegas foi pensada para que a produção textual desperte nos estudantes a motivação de se colocarem como autores que têm algo a dizer para um interlocutor específico em uma determinada situação de comunicação. A avaliação das resenhas dos colegas é feita por meio da resposta a diversas perguntas que contemplam tanto as características do gênero quanto demais aspectos relativos ao processo de produção textual e às qualidades do texto produzido. Finalmente, levando em consideração o que aprenderam ao avaliar o texto de um colega e ao ter seu texto avaliado, os estudantes reescrevem o que julgam necessário em sua resenha acadêmica e elaboram uma autoavaliação desse processo de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a atividade foi bem recebida pelos estudantes, especialmente pela responsabilidade que sentiram ao avaliar, o que demandou atenção e seriedade, atitudes percebidas nas colocações da maioria. Também foi possível verificar um aprimoramento expressivo dos textos em relação à sua primeira versão no tocante a aspectos linguísticos, discursivos (como a utilização adequada de indicadores do discurso citado) e de formatação.