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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Políticas Educacionais Linguísticas para a difusão da Língua Portuguesa: O Programa Leitorado Brasileiro

Autores:
Leticia Grubert dos Santos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SUl)

Resumo:

Apesar da importância que o Programa Leitorado tem para a difusão da Língua Portuguesa, há pouquíssimos trabalhos desenvolvidos acerca desse instrumento de política linguística. O professor leitor, peça fundamental desse programa, é selecionado por chamada pública, via edital da CAPES, e, dentre suas atribuições na instituição estrangeira, na qual exerce seu trabalho, consta ministrar aulas de português. Sarmento e Kirsh (2015) asseveram que investigar as políticas educacionais linguísticas em sua integralidade implica pesquisar sujeitos sociais que atuam no “aqui-e-agora de seus contextos”, a partir de sentidos locais conjuntamente construídos e contingentes a suas práticas, com limitações e interesses que influenciam diretamente as políticas. De acordo com Ball e Bowe (Bowe et al., 1992), o contexto da prática é onde a política está sujeita à interpretação e recriação e onde a política produz efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Neste trabalho, apresentamos um levantamento das demandas que as principais instituições de ensino superior no exterior, vinculadas ao Programa Leitorado brasileiro, têm apresentado em relação ao ensino de Português como língua adicional nos últimos anos. Portanto, este trabalho pretende ampliar a discussão acerca das práticas de difusão da Língua Portuguesa por meio de políticas públicas de ensino de Português no exterior e oferecer mais subsídios para o desenvolvimento de estudos nesta área.