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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITURA E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS PAUTADA NA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E EM AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR

Autores:
Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de mestrado, intitulada Leitura e produção de histórias em quadrinhos: uma proposta de multiletramentos pautada na Gramática do Design Visual e em aulas do Portal do Professor, em que proponho a leitura e produção de Histórias em quadrinhos (HQs) impressas e digitais. A pesquisa está ancorada, mormente, nos preceitos da Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN 2006[1996]) e na Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012,2013) e foi aplicada em duas escolas públicas do Distrito Federal, uma escola de área urbana e outra, de área rural, para alunos do 9° ano do ensino fundamental. É preciso destacar o fato de que convivemos diariamente com a linguagem midiática. Podemos afirmar que a criança passa a frequentar a escola já fazendo parte de práticas sociais de multiletramentos. Essas práticas abarcam, em grande parte, recursos audiovisuais, gêneros multimodais, dentre outros. Como professores de Língua Portuguesa, não podemos desconsiderar essas práticas das quais os aprendizes fazem parte na e fora da escola e devemos mostrar-lhes que as práticas de leitura e de escrita estão interligadas e têm grande relevância social. Por assim ser, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma proposta de leitura e produção do gênero HQ a qual se constitui como uma prática de multiletramentos. Os resultados apontam que ler e produzir HQs, impressas e/ou digitais, constitui uma prática muito relevante, pois envolve conhecimentos de mundo e favorece o trabalho com a multimodalidade. Acreditamos que a pesquisa evidenciou, também, o quanto é urgente que as escolas favoreçam o desenvolvimento de letramentos colaborativos, encorajando e engajando o aprendiz em atividades críticas, por meio da linguagem, a fim de atuarem nas mais diversas práticas sociais de leitura e de escrita.

 

 


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