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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Revisor x autor: tensões dialógicas na arena discursiva da ferramenta comentário

Autores:
Fabiola Barreto Gonçalves (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

Esta pesquisa objetiva analisar como se dão os embates entre autor x revisor de textos, por meio da ferramenta comentário, em programa de produção de texto. Segundo Serafini (1989), a revisão de textos pode ser indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa. Este último tipo tem sido eleito, considerando que são comentários do revisor, em geral, mais longos, que apresentam basicamente duas funções: tratar de problemas no texto ou da tarefa da correção. Esses comentários visam explicar, intervir, pedir esclarecimentos ao autor, solicitar reescrita de trecho, apresentar sugestões etc. Como corpus, reúne comentários dispostos em versões preliminares de aulas de material didático voltado para a educação a distância, produzido pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A metodologia apresenta abordagem qualitativa e interpretativista, buscando compreender as tensões existentes na interação entre quem produz e quem revisa o texto. Como pressupostos teóricos, tem por base Oliveira (2010), que trata do papel do revisor; bem como Bakhtin e o círculo (BAKHTIN, 2003, 2015, 2016; VOLOCHÍNOV, 2017), por considerar o enunciado como um ato responsivo, valorativo; e as tensões provenientes da arena discursiva, particularmente no que diz respeito às polêmicas aberta e velada, como relações de poder e resistência. Como resultado preliminar, aponta que os comentários dos revisores são necessários para dirimir dúvidas e higienizar o texto do autor, mas, ao mesmo tempo, são vistos com desconfiança pelo autor, o que pode provocar embates e gerar polêmicas. Nesse sentido, cada um deve estar ciente de seu papel, realizando um trabalho conjunto e cooperativo a fim de que o material didático possa estar adequado à modalidade de educação a distância.


Agência de fomento:
UFRN