Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Fanfiction na sala de aula pós-moderna: leitura e produção textual no ciberespaço

Autores:
Lucimar Pinheiro da Silva Sampaio (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

Diante do quadro que se vivencia na educação com relação à inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, ou a falta dela, é necessário que se ampliem as discussões sobre metodologias de ensino capazes de promover o uso da tecnologia na educação formal. Na tentativa de contribuir para esta discussão necessária e atual, este projeto de pesquisa vislumbra inserir a Fanfiction – textos ficcionais criados a partir de uma obra já existente -, no contexto de sala de aula formal de ensino de Literatura. Esta inserção tem por finalidade compreender como se dá a aprendizagem significativa de conteúdos de Literatura presentes no currículo escolar, diante de atividades que fazem parte do cotidiano tecnológico dos estudantes e ainda pouco utilizadas na escola nesta era considerada da informação e comunicação. Dessa forma, busca-se entender que sentidos a produção de Fanfiction, em contexto de ensino mediado por ferramenta virtual, produzem em alunos leitores e autores. Trata-se de um estudo de caráter construtivo-interpretativo (Gonzáles Rey) ainda em fase inicial de Doutorado, realizado na Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB. Configura-se em uma pesquisa com embasamento nas abordagens discursivas de Mikhail Bakhtin, a fim de analisar o processo de produção, as interações discursivas que ele proporcionará e a relevância no/do contexto histórico. Uma análise que buscará em Vygotsky a compreensão sócio-histórica na produção do conhecimento, bem como o modo como essa aprendizagem é desenvolvida pelos interlocutores. Por ser uma pesquisa em fase de andamento, propõe-se apresentar no simpósio as etapas de evolução da pesquisa, considerações realizadas e previsões - diante do que já foi feito e do que se espera-, enquanto hipóteses.