Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Flutuar ou dissolver??

Autores:
Filomena Raquel Rocha (CAMÕES IP - Instituto Camões) ; Elisa Aeschimann ()

Resumo:

Título: Flutuar ou dissolver??

Autores: Elisa Aeschimann, Paula RH, Raquel Rocha e Rute Venâncio

Escolas: Lugano, Locarno, Bellinzona, Mendrisio, Biasca, Brugg, Wohlen, Luzern, Sarnen, Sursee e Wolhusen

Nível de proficiência do público alvo: A1, A2 , B1.1 e B1.2

Resumo:

Desenvolvido no âmbito do espaço de formação Manhãs Transformadoras, o trabalho a que demos o nome flutuar ou dissolver?? respondeu a duas preocupações do grupo, muito distintas: por um lado, motivar os nossos alunos a descobrir e reconhecer no montado um ecossistema que é exemplo extraordinário de sustentabilidade ecológica e económica e, por outro, alertá-los para a importância de uma alimentação saudável e para os perigos do açúcar.

Aparentemente distantes, os temas tratados, cortiça (e todo o ambiente que a envolve, desde o montado, processo de extração e aplicações várias) e açúcar (declarado ou escondido nos alimentos, com um percurso histórico muito português), têm em comum o respeito pelos valores da ecologia, saúde e economia sustentável.

 

São objetivos deste Workshop dar visibilidade ao trabalho que desenvolvemos, partilhar a nossa forma de exploração dos temas e proporcionar aos colegas a participação num jogo que os convida ao trabalho de equipa e saudável competição para resolução de breves tarefas relacionadas com os temas tratados

Para além da oportunidade de apreciarem as temáticas que abordámos de forma animada e surpreendente, este workshop proporciona aos colegas a vivência de um momento de exceção, sem esquecer os prémios que poderão conquistar.