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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Para além das palavras: uma análise discursivo-pragmática do material didático de um curso de idiomas com professores refugiados

Autores:
Luisa Araujo Peixoto (CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca)

Resumo:

“Abraço Cultural” é um curso de idiomas que tem como premissa o ensino de língua estrangeira por professores refugiados, através de trocas culturais. As línguas abrangidas são árabe, espanhol, francês e inglês e os professores são oriundos de países como Haiti, República Democrática do Congo, Venezuela e Síria. Além das aulas regulares, o curso realiza  “workshops de tradições”, com encontros sobre a cultura do país tema. Neste trabalho, partimos de uma perspectiva discursiva, dialógica e pragmática da linguagem (DUCROT, 1987; BAKHTIN, 2011) aliada à concepção de linguagem-intervenção (ROCHA, 2006) para analisar o material didático de língua francesa que é produzido pelo próprio curso. Segundo eles, o objetivo é que tanto os professores quanto os alunos dialoguem e se reconheçam no material, e de trabalhar não apenas questões linguísticas como também referências culturais - proposta que pode abrir possibilidades para deslocar o foco do ensino de línguas para culturas não europeias. Buscamos, então, com essa análise, perceber se esses objetivos de fato se refletem no material utilizado, acrescentando no debate sobre um ensino de língua estrangeira que leve em consideração aspectos socioculturais e étnico-raciais, tendo em vista que a linguagem é inseparável de seu aspecto social. Compreendemos que o tema tem bastante relevância dada a importância que a situação do refúgio vem ganhando no Brasil, assim como em todo o mundo, nos últimos anos; e por evidenciar as disputas de poder no âmbito do aprendizado de língua estrangeira.