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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES DE CONTEXTO E INTERLOCUÇÃO: REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO ACADÊMICO EM UM CURSO DE LETRAS NA MODALIDADE EAD

Autores:
Simone Mendonça Soares (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Andrea Ad Reginatto (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo:

No corpo teórico dos Novos Estudos do Letramento (LEA & STREET, 1998; 2006), os letramentos são formas sociais e culturais de os indivíduos agirem através do uso do texto e das tecnologias de escrita. No contexto acadêmico, as práticas sociais, associadas a diferentes comunidades e a discursos institucionais mais amplos, exigem dos alunos que, para constituírem sua identidade naquele contexto, se apropriem do texto como instrumento de sua participação social. Nessa perspectiva, o presente estudo visa a investigar o modo como os alunos de um curso de Letras - Português e Literatura/EAD de uma Universidade pública da região sul do país, no âmbito de uma disciplina intitulada Leitura a Produção de Textos Acadêmicos, constroem as noções de contexto de produção e de interlocução. Além disso, pretende analisar, sobretudo, como os sujeitos matriculados na disciplina operam com tais noções em suas produções escritas. Para tanto, o material de análise é constituído por textos (resumos e resenhas, em mais de uma versão) produzidos pelos 50 alunos matriculados na disciplina. Os resultados parciais demonstram que a apropriação dos conceitos em torno dos letramentos, entendidos como práticas sociais situadas, podem colaborar com o amadurecimento da escrita e, por consequência, com a ampliação de repertório dos alunos.