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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Tandem na UNILA: aproximando línguas-culturas latino-americanas e caribenhas

Autores:
Larissa Paula Tirloni (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana) ; Valdilena Rammé (UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Resumo:

Esta comunicação visa discutir os desafios e vantagens relacionados à inserção da ferramenta tandem nos espaços de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Sendo a UNILA um espaço plurilíngue e de vocação integracionista, o tandem promove um exercício de sensibilização para a compreensão da língua-cultura do outro. Dessa forma, buscamos integrar aspectos linguísticos, sociais, culturais e habilidades adquiridas em salas de aula e em outros contextos que potencializam uma comunicação autêntica em português e espanhol como línguas estrangeiras (PLE e ELE). O ambiente tandem promove uma aprendizagem autodigirida, configurando-se assim em um momento catalisador do desenvolvimento de estratégias e práticas que aperfeiçoem o desempenho e a reflexão em língua estrangeira/adicional. Dessa forma, com os projetos de pesquisa, buscamos revisitar as diretrizes teóricas e contribuir para um aprimoramento da ferramenta e para a elaboração de materiais de apoio. Na extensão, realizamos os encontros semanais de tandem entre universitários brasileiros e hispanofalantes da UNILA e de outras instituições parceiras, a fim de oferecer um lugar de prática complementar às suas aprendizagens tradicionais de línguas. Além disso, as sessões de tandem também estão inseridas nas aulas de PLE e ELE de diferentes professores como atividade prática e avaliativa, criando um contexto propício tanto para o desenvolvimento da compreensão e produção oral como para uma aprendizagem intercultural, autônoma e reflexiva (HOLEC, 1981; LITTLE, 1991; DICKINSON, 1987). Em tal contexto, o Tandem tem se mostrado como forma de: 1) permitir uma formação bi/plurilíngue que insira o aprendiz no centro do processo de ensino-aprendizagem, que promova a autonomia, uma consciência ampla de sua trajetória acadêmica e responsabilidade pela sua formação; 2) possibilitar aos professores, em formação contínua, um contexto oportuno para a reflexão crítica sobre seu próprio objeto de estudo e de formação acadêmica e profissional.