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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A mediação interdisciplinar e contextualizada na condução de um projeto de trabalho

Autores:
Claudia Mara de Souza (CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) ; Aurélio Takao Vieira Kubo (CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Resumo:

Esta comunicação fundamenta-se nos pressupostos epistemológicos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD e contempla uma reflexão sobre a prática da pesquisa com vistas à construção do conceito de energia e sua demonstração por meio de práticas e experimentos. Valorizou-se, nessa proposta, um modelo de aprendizagem que considere os conteúdos procedimentais, ou seja, aprender a pesquisar fazendo pesquisa durante a formação acadêmica. O recorte desta proposta contempla as competências para ensinar propostas por Perrenoud (2000), com destaque para a de número um, “organizar e dirigir situações de aprendizagem”; o conceito de mediação discutido por Vygotsky (1991), que explicita a mediação e a origem das funções mentais a partir do conceito de internalização; e os conceitos de interdisciplinaridade e de contextualização, dado que a visão integrada e contextualizada do conhecimento deve ser uma experiência permanente no contexto escolar, conforme orientam as DCNEM (2002). A pergunta norteadora da pesquisa foi: como desenvolver projetos de trabalho em turmas de primeiro ano do ensino médio integrado ao técnico que considerem a contextualização e a mediação interdisciplinar no processo de internalização do conhecimento? O objetivo geral foi oportunizar aos alunos o desenvolvimento de projetos de trabalho, a partir da investigação guiada por professores atuantes em diferentes áreas do conhecimento. A orientação metodológica foi a da pesquisa-ação, com vistas a produzir conhecimentos de uso efetivo no nível didático. Os resultados permitiram compreender a aprendizagem da pesquisa como um processo dinâmico, complexo, multifacetado e constante, que abrange conhecimento e domínio de gêneros  discursivos da esfera escolar-acadêmica (relatórios e projetos), métodos de investigação científica e práticas para a formação de sujeitos autônomos na construção da própria aprendizagem.