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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Práticas de ensino sobre articuladores textuais com atividades de leitura, escrita e oralidade

Autores:
Renata Soneghetti Cauper Pinto (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Andréa Rodrigues (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com alunos de ensino fundamental, a partir de atividades voltadas para a promoção do uso de articuladores textuais em produções textuais do tipo argumentativo.  O principal objetivo do trabalho foi promover a expressão escrita dos alunos de uma turma do nono ano, com uso mais produtivo e adequado dos articuladores textuais. Para isso, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: a) ler e discutir textos de diferentes gêneros orais e escritos que despertassem o debate em torno de questões polêmicas ligadas aos temas transversais previstos nos PCN; b) analisar os usos dos articuladores textuais presentes nos textos lidos em sala e nas primeiras produções discentes c) realizar uma série de atividades individuais e em grupo baseadas nos articuladores textuais levantados e analisados; d) propor atividades de oralidade, retextualização e reescrita de textos argumentativos. Os gêneros apresentados foram diversificados e os gêneros propostos para produção foram o comentário e o artigo de opinião. A pesquisa foi de natureza qualitativa, defendida por Bortoni-Ricardo (2008). A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada em estudos da área de Linguística Textual, com autores como Koch (2002, 2011, 2012, 2013, 2014a, 2014b, 2016), Koch e Elias (2013, 2014 e 2016) e Antunes (2003, 2005, 2007, 2010), voltados para estratégias e análises de produção textual, as quais nos servem de parâmetro para o estudo do corpus produzido. Os resultados apontaram para uma significativa ampliação do uso de articuladores textuais nas produções discentes.


Agência de fomento:
Capes