Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DE DIFERENTES ÁREAS À INTERDISCIPLINARIDADE

Autores:
Cristiane Silva Machado (PUC - Pontifícia Universidade Católica)

Resumo:

Interdisciplinaridade é um termo que tem sido bastante utilizado no contexto educacional. Por atuar no contexto educacional, estabeleci como objetivo deste  trabalho analisar os sentidos e significados atribuídos por professores de diferentes áreas à Interdisciplinaridade presente na disciplina Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho, incluída pela Secretaria Estadual de Educação no conteúdo curricular do Ensino Médio noturno, no estado de Minas Gerais. O presente trabalho está ancorado no conceito de Interdisciplinaridade abordado por diversos autores que tratam do assunto, dentre eles Fazenda (1995,  2011 ,  2013), Paviani (2005), Santomé (1998), Freire ( 2011), Frigotto (1995) e Japiassu (1976). Apesar das diferenças entre as propostas dos estudiosos que embasam este trabalho, pode-se afirmar que todos partilham de um significado de Interdisciplinaridade, na medida em que dizem não ser ela uma ciência ou nova disciplina, mas sim uma possibilidade de diálogo entre as diferentes disciplinas e seus conceitos, sem anular ou diminuir os conhecimentos produzidos em cada Ciência. Este trabalho apoia-se, também, nos conceitos de Interdisciplinaridade atualizados em documentos do Ministério da Educação (MEC), nos Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Fundamental e Médio, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nos Referenciais Curriculares Nacionais, considerando o papel norteador que exercem na educação básica. Participaram desta pesquisa professores de  Língua Portuguesa, Matemática e Biologia .Os dados foram analisados e interpretados a partir da realização linguística das professoras com foco nos sentidos que estas atribuíram ao significado de Interdisciplinaridade, apontam que esse conceito, apesar de ser bastante discutido em contextos de formação de professores e estar presente nos documentos oficiais que norteiam a educação no Brasil, ainda é vivenciado de maneira fragmentada, necessitando, assim, mais investimentos na formação de professores, para que esta seja realmente interdisciplinar, em um primeiro momento e, como consequência, permeie o processo de aprendizagem do alunado brasileiro.