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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


AVALIAÇÃO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE ESTUDANTES DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Autores:
Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
  1. Este trabalho apresenta o efeito da avaliação formativa na relação de aprendizes de PL2, de nível básico, com a escrita. Para tanto, enfoca, em Módulo de Produção Escrita (112h/a), o percurso de 14 estudantes estrangeiros, com cultura de aprendizagem semelhante no que se refere à produção/avaliação de textos, na qual as decisões estão centradas no professor e as intervenções em atividades de revisão/reescritura estão restritas a planos do texto vinculados à competência linguística. Analisa, em 139 textos elaborados pelos aprendizes ao longo do Módulo, 1595 intervenções que realizaram em episódios de autoavaliação e de coavaliação, observando a progressão dos planos do texto considerados pelos estudantes nessas atividades. Examina ainda, ao final do Módulo, os planos do texto que foram objeto da atenção dos aprendizes não só em 14 listas, nas quais explicitaram os procedimentos que consideravam eficazes na etapa de revisão/reescritura de redações, mas também na avaliação que cada aluno elaborou do conjunto de sua produção escrita e de seu percurso no Módulo. Constata que as atividades de avaliação formativa, apoiadas no diálogo entre aprendizes e professor, ampliaram o leque de planos do texto em que aqueles são capazes de intervir, que passa a incluir discretamente os planos abarcados pelas competências sociolinguística/sociocultural e discursiva, embora ainda conserve como pontos principais da atenção dos aprendizes os planos vinculados à competência linguística.