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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LETRAMENTOS E ETNOGRAFIA EM UMA ESCOLA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SÃO DOMINGOS

Autores:
Luiz Henrique Gomes Silva (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

Neste trabalho, apresentamos algumas informações sobre a situação de uma escola em uma comunidade quilombola em Paracatu-MG, e as possibilidades de Letramento e Etnografia de ensino nessa Comunidade. Parte das informações foi obtida no trabalho de mestrado intitulado “Identidades na Comunidade Quilombola São Domingos e Representações da Mineradora Kinross: Tradição x Modernidade” (Gomes, 2013), desenvolvido na Universidade de Brasília. Os principais autores em que este artigo foi embasado são Street (2007),  Kleiman (1995) e Costa (2000). O objetivo central deste artigo, de cunho qualitativo, foi trabalhar a importância do Letramento e da Etnografia na aquisição do conhecimento de integrantes de uma comunidade, assim como mostrar a realidade de uma escola que compõe a comunidade São Domingos. Como resultados das análises, identificamos que, seguindo um padrão de dificuldades do ensino formal no Brasil, a comunidade também passa por restrições estruturais (falta de um ambiente para a aprendizagem), mas também por falta de profissionais e alunos que justifiquem o funcionamento de uma escola que já existe no local. Nessa conjuntura, identificamos também que os profissionais que ali trabalhavam, por não pertencerem à comunidade quilombola, não possuíam o envolvimento e o conhecimento sobre a população, de maneira que pudessem desenvolver um trabalho utilizando a etnografia e todo o conhecimento que os alunos traziam do contexto em que viviam.