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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Gênero anúncio publicitário: o corpo na contemporaneidade

Autores:
Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo:

Este estudo pretende focalizar o gênero anúncio publicitário naquilo que ele revela da sua condição de gênero discursivo que circula na esfera midiática impressa e virtual. O objetivo do presente trabalho é analisar a identidade no gênero anúncio publicitário direcionado ao público masculino na mídia impressa e virtual, considerando como os anúncios atuam na sociedade de consumo. Para tanto, foram reunidos anúncios de revistas durante o período de um ano e de mídias virtuais. Nas peças, os anunciantes trataram de expor o corpo no espaço dos anúncios, tendo como consequência uma valorização exacerbada da aparência física. Este trabalho insere-se numa abordagem qualitativa-interpretativista, e se volta para uma atividade relacionada com as questões de linguagem, presente na esfera da mídia impressa e virtual. Partindo dessas conjecturas, apresentamos uma análise do gênero anúncio publicitário em revistas masculinas e mídias impressas e virtuais, fundamentando-nos nas pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso, nos estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin (BAKHTIN/VOLOSCHINOV, 1999; BAKHTIN, 2010) revisitando seus aspectos teórico-metodológicos, e nas concepções de identidade e de cultura (BAUMAN, 2001; HALL, 2002, 2003; LE BRETON, 2003), assim como em autores da esfera da publicidade. A pesquisa apresenta-se relevante à medida que contribui para uma análise da dimensão verbo-visual do anúncio direcionado ao público masculino e colabora para a construção e o desenvolvimento de referenciais teóricos, metodológicos e aplicados para profissionais interessados na temática. Os resultados apontam dados que demonstram que a busca por uma completude jamais chegará, pois o homem se autoconstrói pela procura do corpo perfeito, do estereótipo primoroso e de produtos que contribuam para essa sua autoafirmação, sempre transitória e em construção.


Agência de fomento:
UFRN