Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR LESTE

Autores:
Renata Tironi de Camargo (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo:

Este trabalho apresenta uma discussão sobre as práticas de leitura no ensino de língua portuguesa em Timor Leste. Desde 2002, o português figura, juntamente com a língua tétum, como língua oficial e de instrução nesse país. O recente processo de reintrodução do português nos ambientes de ensino deixa entrever obstáculos decorrentes de fatores internos e externos à língua. Em relação à prática de leitura, professores e alunos timorenses lidam diariamente com dificuldades decorrentes do fato dessa língua não ser a língua materna da maioria da população, possuidora de diferentes línguas maternas, as quais são tradicionalmente orais. Além disso, o histórico de Timor deixa à mostra não só o escasso incentivo à leitura, como também ações que inviabilizaram o estabelecimento de uma cultura leitora nesse país. Nesse contexto, temos como objetivo realizar um estudo exploratório sobre as atividades relacionadas à leitura em língua portuguesa que os professores timorenses valoram positivamente em sala de aula. Para tanto, aplicamos um questionário a docentes atuantes no ensino básico, licenciados no curso de Formação de Professores do Ensino Básico da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL). A metodologia desta pesquisa está fundamentada na teoria do dialogismo de Bakhtin [Volochínov] (2010; 2011). Dessa linha teórica, com o intuito de colocar em diálogo as vozes desses sujeitos com as demais vozes presentes na sociedade timorense, utilizamos como categorias para análise dos dados os conceitos de heteroglossia, cronotopo e forças centrífugas e centrípetas. De modo geral, percebemos que as práticas valoradas positivamente por esses docentes estão relacionadas às suas experiências enquanto alunos e àquelas vivenciadas em seu percurso formativo. Ademais, identificamos o estabelecimento de relações dialógicas entre os enunciados desses sujeitos e os demais que compõem seu horizonte axiológico, como os discursos provenientes de documentos oficiais que legitimam e orientam o ensino da língua portuguesa no país.


Agência de fomento:
Capes