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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A CIRCULAÇÃO DE SABERES SOBRE A LÍNGUA NA PRODUÇÃO DE DICIONÁRIOS ONLINE COLABORATIVOS

Autores:
Ronaldo Adriano de Freitas (IFF - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE)

Resumo:

O presente trabalho trata discursivamente da circulação de saberes sobre a língua em projetos educacionais que se valham dos dicionários online colaborativos como ferramentas pedagógicas, produzindo relações entre a noção de “aplicação” e o desenvolvimento de um olhar discursivo para as práticas de ensino de língua portuguesa no Brasil. A reflexão apresentada constitui um recorte do atual estado de desenvolvimento de minha tese de doutorado, que tem por objetivo a análise discursiva de dicionários online, pela interlocução proposta por Eni Orlandi entre as teorias francesas da Análise do Discurso iniciada por Michel Pêcheux e a História das Ideias Linguísticas, nucleada por Sylvain Auroux. Definidos por Auroux (2009) como “pilares de nosso saber metalinguístico”, gramáticas e dicionários são, segundo o autor, produtos do trabalho de gramatização, tecnologias da linguagem responsáveis por profundas mudanças históricas, cujos efeitos se comparam ao das grandes revoluções da humanidade; e estão diretamente ligados ao atual estágio das línguas no mundo. A pesquisa aqui lançada concebe, então, como esses instrumentos participam hoje de outra revolução tecnológica também tratada por Auroux (1998): A presença massiva da internet no cotidiano das pessoas vem proporcionando novas formas de produção e circulação do conhecimento, produzindo assim, entre outros, novas formas de representação e apresentação desse saber metalinguístico. São essas novas formas de constituição do saber que colocamos em relevo ao pensar na circulação em ambiente escolar dos dicionários colaborativos.


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