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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ANÁLISE DO ENSINO DE ADVÉRBIOS NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS LINGUAGENS DO 7º ANO E NA GRAMÁTICA DE CUNHA & CINTRA

Autores:
Martha Neiva Evangelista Duarte (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CAJAZEIRAS-PB) ; Tereza Cristina Gonçalves da Silva (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Carlos Vieira de Souza () ; Leidiana Rodrigues do Vale ()

Resumo:

Resumo: O presente artigo busca analisar o ensino da classe gramatical advérbio no livro didático, que tem como título Português Linguagens de William Cereja e Tereza Cochar, adotado no 7º ano do Ensino Fundamental e na Nova Gramática do português contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra. Tal análise é apoiada nas perspectivas teóricas da Linguística Aplicada, que compreendem o ensino de gramática contextualizado, isto é, devendo levar em consideração a língua em seus vários contextos de uso, considerando as diversidades linguísticas presentes desde o modo de falar dos alunos e o bojo cultural no qual estão inseridos. Desse modo, apresenta uma abordagem sobre gramática e ensino, reconhecendo os conceitos e tipologias apresentados por autores como Travaglia (2002, 2006), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), entre outros, com base na importância das atividades gramaticais que incorporam conhecimentos linguísticos, epilinguísticos e/ou metalinguísticos, salientando ainda os aspectos linguísticos de fundamental importância no que se refere ao processo de comunicação e interação verbal, inserido no cotidiano escolar, visando o entendimento da própria língua e de sua utilização nas mais variadas formas para enriquecimento da aprendizagem, fomentando a qualidade no processo de ensino, garantindo o reconhecimento das variações inerentes ao contexto escolar, no que diz respeito à percepção do professor, como mediador da linguagem e sua utilização pelos educandos.