Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO TEXTUAL CONTO MARAVILHOSO

Autores:
Aline Regina Lemes de Sene (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Resumo:

Este trabalho, recorte de pesquisa de mestrado desenvolvida no Profletras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), tem o objetivo de apresentar o material didático organizado sob a metodologia das sequências didáticas dos gêneros, a fim de um trabalho voltado ao desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos de 6º ano para a prática da produção escrita do gênero conto maravilhoso. O material foi construído a partir dos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sodiodiscursivo (ISD). Sendo assim, partindo da análise de um corpus representante do gênero, construímos um modelo teórico/didático (BARROS, 2012) que evidenciou as dimensões ensináveis do gênero, a partir das quais elaboramos uma sequência didática buscando organizar de maneira sistemática o processo de ensino e aprendizagem do gênero conto maravilhoso, respeitando às necessidades evidenciadas pelos alunos em decorrência dos resultados de um diagnóstico. O material didático constituiu-se como uma ferramenta condutora de nossa ação docente na implementação de uma proposta de intervenção, e foi organizado em dois cadernos, o caderno do professor que conta com instruções para o desenvolvimento da sequência, e o caderno do aluno que organiza as atividades propostas. O que esperamos com essa apresentação do referido material é que ele possa servir de apoio, considerando as devidas adaptações que cada contexto específico requer, a professores que comungam na mesma premissa que a nossa: da importância de aprimorar o processo de produção de textos, a fim de que os alunos participem da sociedade nas mais diferentes situações comunicativas.