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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A multimodalidade como ferramenta de aprendizagem transdiciplinar no projeto A Arte Pede Licença, do Colégio Coopeise.

Autores:
Luciano Lima Nery (COOPEISE - Cooperativa de Educação Integral Serrinhense)

Resumo:

Como conceito básico multimodalidade refere-se às diversas formas e modos de representação linguística, nesta perspectiva, este trabalho pretende mostrar o resultado do uso dessa ferramenta como algo eficaz e transformador no ensino-aprendizagem dos alunos do Colégio Coopeise dentro do projeto maior da escola chamado de A Arte Pede Licença. Baseando-se nas abordagens dos multiletramentos trazidos por Rojo (2012) e das multimodalidades e tecnologias educacionais, teorias trazidas pelas autoras Ribeiro (2016) e Coscarelli (2005), além de outros textos que orientaram as discussões e finalização do projeto. As abordagens foram realizadas em todas as disciplinas, por todos os professores, e o resultado como atendimento da proposta do projeto foi melhor compreendido e executado em um grande espetáculo exibidos pelos alunos, com todas as formas de linguagens possíveis. Desta forma, trabalhar com multiletramentos envolve o uso de novas tecnologias de comunicação e informação e caracteriza-se como um trabalho que “parte das culturas de referência do alunato e de gêneros, mídias e linguagens por ele conhecidos, para buscar um enfoque crítico, pluralista, ético e democrático – que envolva agência – de textos/discursos que ampliem o repertório cultural, na direção de outros letramentos, valorizados (...) ou desvalorizados (...). Implica a imersão em letramentos críticos”, de acordo com Rojo.