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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ACOPLAMENTO DOS SISTEMAS DE AVALIATIVIDADE E IDENTIFICAÇÃO EM HISTÓRIAS ORAIS INFANTIS

Autores:
Camila Stephane Cardoso Sousa (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Ana Célia Clementino Moura (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo descrever o acoplamento entre os sistemas semântico-discursivos da AVALIATIVIDADE, mais especificamente o subsistema gradativo de FOCO, e de IDENTIFICAÇÃO em histórias orais ficcionais e factuais produzidas por crianças. Isso nos permite mapear a construção do texto infantil, observando os mecanismos semântico-discursivos que são utilizados em gêneros orais. Para isso, basear-nos-emos na proposta de descrição sistêmico-funcional, em especial, no conceito de acoplamento proposto por Martin (2010) e discutido por Nunes e Cabral (2017), nos sistemas semântico-discursivos desenvolvidos por Martin e Rose (2007) e Martin e White (2005) e na concepção de histórias como um macrogênero a partir da proposta de Martin e Rose (2008). Nosso corpus foi constituído de dezenove histórias orais produzidas por crianças em faixa etária de 05 a 11 anos. Nossos resultados indicam que o acoplamento entre ambos os sistemas produz efeitos de sentido distintos em cada gênero: nas histórias ficcionais, o uso de ATENUAÇÃO e ACENTUAÇÃO permite apresentar, presumir e identificar espaços, personagens e objetos em estágios distintos da narrativa; nas histórias factuais, os subsistemas gradativos permitem apresentar, presumir e identificar objetos, espaços e atividades relativos ao evento vivido. Percebemos que a função do sistema avaliativo de FOCO, regular graus de prototipia (MARTIN; WHITE, 2005), é utilizada pelas crianças para instaurar e rastrear informações ao longo de suas histórias. 


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