Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O texto literário em sala de aula: eminente adorno de conhecimento

Autores:
Maria do Socorro Maurício de Queiroz Ângelo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Adriana Hanayá Ferreira Cabral Cabral (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

 

Nosso trabalho intenciona contribuir com os estudos de Literatura e Ensino. Como instrumento de pesquisa, utilizamos o texto poético, a poesia-natureza de José Paulo Paes, para refletir sobre a necessidade da presença da Literatura no cenário escolar. Partindo da análise do ensino da literatura e seu propósito em sala de aula, sua pertinência social na formação da consciência crítica e cidadã do aluno, consideramos o ensino de literatura uma importante ferramenta na formação desse sujeito sensível e inteligente, também a leitura e a escrita, caminhos de ascensão intelectual e humana do indivíduo. Adotamos como metodologia a sequência básica, de Cosson (2014). Este trabalho, sob a orientação do Professor Doutor Derivaldo dos Santos, ancorou-se nos PCNs (1998), Compagnon (2009), Candido (2004), Bosi (2013), Todorov (2009), Hamburger (2007) e Williams (2011). Durante o desenvolvimento das atividades, adotamos a natureza como categoria analítica e objeto de reflexão junto aos alunos dos 8ºs anos A e B, do EFII, da Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano, Nova Cruz, RN. Concretamente, iniciamos com poemas Paraíso e Raridade. Os alunos participaram de atividades de leitura e produção de textos, orais e/ou escritos, a partir de exercícios diversificados até o compartilhamento das interpretações e sentidos construídos individual e coletivamente, para aprimorar e expandir seus horizontes de leitura e escrita. Assim, em função dos dados gerados, nesta comunicação oral, apresentamos a teia de atividades/competências desenvolvidas que constataram ser esse o caminho de contribuição possível para ressignificar o ensino. Durante o processo de intervenção junto aos alunos das turmas mencionadas, experimentamos outros sentidos para a presença da Literatura na educação básica, sobretudo no Ensino Fundamental, minimizando o desconhecimento sobre o campo literário e tornando mais potente a vivência expressiva e composicional de produção da escrita poética. Como resultado dessa experiência, os alunos produziram seus escritos poéticos em forma de antologia.


Agência de fomento:
UFRN