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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A PRODUÇÃO TEXTUAL NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Cristiane Paim da Silva Nascimento (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana)

Resumo:

Este trabalho foi desenvolvido numa disciplina de mestrado realizado numa escola pública da rede municipal, numa turma do 9ºano do Ensino Fundamental e teve a duração de 8 horas/aulas. A atividade de produção teve o objetivo de refletir sobre a prática de ensino de escrita na educação básica e aplicar uma proposta de intervenção didática na qual os alunos produziram um texto do gênero artigo de opinião, com a finalidade de garantir uma prática de escrita eficiente fundamentada em princípios teóricos. Sabendo do caráter interativo da escrita e da importância de subsidiar os sujeitos com o conhecimento necessário sobre o que será discutido e, posteriormente, escrito, foi preparado um diálogo com várias vozes que puderam colaborar para a preparação do texto. De acordo com as discussões propostas por Antunes (2003), Oliveira (2010), Koch (2010) e outros autores, no decorrer das aulas, foi compreendido que a escrita, apesar de interativa e social tal qual a fala, requer mecanismos mais elaborados para a sua produção como: planejar, agir e revisar, portanto, não acontece de imediato, ela precisa ser pensada e amadurecida para só depois encontrar os contornos finais. Além dessas etapas, há um aspecto de grande importância na elaboração do texto escrito que é a mobilização dos conhecimentos a cerca do tema, os sujeitos devem ter consciência do que dizer, e organizar suas ideias. Cada um deve escolher uma estratégia de planificação do texto, o que facilitará a escrita posteriormente. Assim, apesar dos resultados demonstrarem a fragilidade do desempenho dos alunos na produção de texto, percebe-se que já houve um grande avanço se for considerado o movimento que está sendo feito, primeiro pelo professor, que lança mão da teoria para embasar suas escolhas pedagógicas, e do aluno que entende esse movimento e corresponde se colocando na posição de escritor.


Agência de fomento:
Universidade Estadual de Feira de Santana