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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A linguagem do corpo como representação simbólica e filosófica para transmutação social.

Autores:
Paula Crespo Cerri (CPII - COLÉGIO PEDRO II)

Resumo:
  1. O presente trabalho tem como objetivo fomentar a importância da Visão Holística da Educação, através da cultura corporal como linguagem, e assim interpretar constantemente de forma crítica os movimento corporais, além de ressignificá-los e reconstruí-los, para transmutar o mundo através de si.

A realização do pôster nesta perspectiva, pretende acrescentar ao evento, a visualização de relatos de aulas da educação básica, através de: interpretação, significação e ressignificação dos movimentos do corpo como linguagem não-verbal e posteriormente a produção de texto transportados da linguagem corporal vivenciada.

II - As bases teóricas para o pôster, a ser exibido no SIMELP, foram pautadas na Visão Holística da Educação, relatada na Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”, que é base para documentos e pareceres atuais do MEC como os PCN’s).

A educação, nesta perspectiva, prioriza a formação do ser humano, na globalidade de sua inteireza e sedimentação da experiência transdisciplinar que congrega os mais diversos campos de saber, no fluxo da coexistência vigorosa e criadora entre suas diversidades, o que vai proporcionando o desenvolvimento da compreensão e vivência cada vez mais ampla da totalidade de nosso ser com o todo do universo.

III- A metodologia utilizada foi iniciada por problematizações acerca de temas relativos à cultura corporal, por concepções abertas de ensino: rodas de conversa; debates; exibição de filmes; colunas jornalísticas; reflexão sobre a cultura popular do jogo; slides com conteúdos teóricos e conceitos acerca da linguagem corporal.

O plano de aula era pautado pelos objetivos em foco do curso: despertar a postura filosófica dos alunos conjuntamente com suas expressões pelo corpo integral. Por fim, após vivenciar corporalmente as situações problemas, escolhidas coletivamente, surgiram questionários para que escrevessem essa experiência vivida pelos movimentos corporais e acredita-se que essa escrita foi transpassada por emoções sentidas e substancialmente verdadeiras.