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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O ensino de Língua Portuguesa em oficinas do PIBID/UFTM sob a perspectiva da Pedagogia da Variação: Um relato de experiência.

Autores:
Marcelo Alexandre Teodoro (UFTM - UNIVERSIADE FEDERAL DO TRAINGULO MINERO)

Resumo:

O presente trabalho, apresenta considerações acerca das oficinas realizadas pelos bolsistas do PIBID/UFTM, subprojeto Multidisciplinar, núcleo de Língua Portuguesa, que atua na E. E. Professora Neide Oliveira Gomes. O projeto desenvolveu no ano de 2018 oficinas com o eixo temático voltado para o  Patrimônio Cultural, visando sensibilizar os alunos sobre a valorização da Língua Portuguesa e dessa maneira solidificar o valor à bens culturais, tanto materiais quanto imateriais que se vinculam à cultura popular por intermédio da língua falada ou escrita. Temos como base teórica para fundamentação do trabalho a corrente teórica da Variação Linguística, fundada por Willian Labov (1972), mais especificamente, baseamos-nos em autores que defendem a “ Pedagogia da Variação”, termo cunhado por Bortoni-Ricardo, tendo em vista um ensino fundamentado em práticas sociais significativas aos alunos, nesse sentido, acompanhamos o pensamento de Bortoni-Ricardo(2005, 2008, 2009), Marcos Bagno ( 2009), Marcuschi (2005,2008) entre outros. Cabe mencionar que o objetivo geral deste trabalho é relatar a experiência, como professor supervisor do PIBID, com ênfase no ensino de língua portuguesa. É possível observar dentro das oficinas o desenvolvimento de atividades que contemplam a teoria dos “gêneros textuais”, (BAKHTIN, 2000) já que apresentamos aos alunos uma gama de textos. É possível perceber até o momento o envolvimento dos alunos da Escola Estadual Professora Neide Oliveira Gomes com a temática, além disso, o crescimento dos bolsistas. Houve um grande entrosamento entre os mesmos o que demonstra nas oficinas ministradas um domínio de conteúdo o que gera uma sinergia no desenvolvimento das atividades. Nota-se portanto, que o Programa é de suma importância para o crescimento dos alunos da escola pública bem como aos profissionais que em breve estarão no mercado de trabalho.


Agência de fomento:
CAPES