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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Língua Portuguesa: formação docente e gêneros discursivos

Autores:
Ilioni Augusta da Costa (IFES - Instituto Federal do Espírito Santo)

Resumo:

O trabalho reflete sobre o ensino de Língua Portuguesa com foco na leitura, análise e escrita de textos, a partir de uma concepção dialógico-discursiva de língua/linguagem. Destaca a importância da formação docente para uma mudança significativa do ensino de língua portuguesa - de uma perspectiva normativa, prescritiva e gramaticalesca para uma perspectiva sociointeracionista. Ancora-se nas concepções de língua/linguagem, texto e sujeito preconizadas pela Linguística Textual (BAKTHIN, 2003; KOCH, 2011, 2014, 2015; MARCUSCHI, 2008, 2010, 2012, 2014), segundo a qual o ensino da língua deve partir do estudo dos gêneros textuais/discursivos, em uma abordagem do texto em sua função sociocomunicativa, produzido em um dado contexto social, por pessoas reais para leitores também reais. As discussões são realizadas nas aulas do mestrado ProfLetras, na disciplina Texto e Ensino, pautadas pela leitura de pesquisas que tratam o texto enquanto produto socio-histórico, cujos sentidos são construídos dialeticamente. Adota, desse modo, uma abordagem  de língua enquanto realização social, histórica e dialeticamente produzida, e considera o texto em seu aspecto funcional, cujos sentidos resultam da interação entre sujeitos, cada qual com suas realidades. Propõe como produção pelos alunos-professores o estudo de determinado gênero discursivo, para análise e elaboração de uma sequência didática, a ser aplicada para alunos do ensino fundamental.