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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PRODUÇÃO ESCRITA DE FANFICTIONS: UMA ABORDAGEM DE MULTILETRAMENTOS EM SALA DE AULA

Autores:
Erisvaldo Silva Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:

RESUMO: A escrita é um processo que se caracteriza através da construção de sentidos, habilidades e capacidades linguísticas, pautada na tríade planejamento-produção-revisão. Assim, através dos múltiplos letramentos existentes, a produção escrita possibilita a efetiva participação social. Desse modo, objetiva-se neste estudo promover o letramento digital, através dos recursos multimodais da escrita colaborativa no ciberespaço, e desenvolver melhorias no processo de produção textual de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada em Sergipe, tornando-o ferramenta de protagonismo e inserção social. No presente estudo, configura-se o texto em sua multissemiose e em sua multiplicidade de modos de significar, valendo-se das possibilidades hipertextuais e hipermidiáticas que o texto eletrônico oferece para o ato de leitura e escrita. Além disso, adota-se a perspectiva sociocognitivo-interacionista da língua, em que o texto representa o lugar de interação entre os sujeitos e de construção interacional de sentidos. Dentre as bases teóricas que alicerçam este projeto, destacam-se os pressupostos dos PCN (1997) e da BNCC (2018); da Linguística Textual, Koch (2010), Koch e Elias (2012), Marcuschi (2008); da Projeção Social da Escrita, Coulmas (2014), e dos Letramentos Sociais, Street (2014); dos Letramentos Múltiplos, Rojo (2013), e sobre o estudo da fanfiction, Vargas (2015). De modo a alcançar tais objetivos, propõe-se o trabalho com o gênero textual fanfiction, através de uma sequência didática baseada na proposta de Schneuwly e Dolz (2004), que englobe caracterização desse gênero digital emergente, leitura, produção e reescrita de fanfics. Os resultados preliminares apontam para uma significativa progressão na escrita dos estudantes através do letramento digital em sala de aula e pela abordagem de um gênero textual que proporciona a seleção, produção e publicação de textos ficcionais de seu interesse em meio eletrônico, tornando, assim, os discentes escritores potencialmente ativos, conectados e reconhecidos em sociedade.


Agência de fomento:
UFS/CAPES