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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Perífrases verbais dêiticas: o elemento extra-linguístico de origem pragmática na classificação das estruturas verbais complexas para alunos avançados no ensino de português para estrangeiros.

Autores:
Lucas Rezende Almeida (PUC-RIO - Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo:

O estudo das perífrases verbais em língua portuguesa tem sido associado normalmente aos tempos compostos e às estruturas aspectuais e modais. Esta visão tradicional na análise das locuções verbais (LONGO, 1998; CAVALLERO DA SILVA, 2016 e  CINTRA, 2008) não prevê as possibilidades de flutuação semântica pela qual os seus elementos constituintes passam, contribuindo semanticamente entre si, e prevendo, assim, normalmente um processo de gramaticalização finalizado e já completo. Conforme nos pontua Almeida (2018), os verbos que constituem uma perífrase verbal passam por um processo de fusão semântica, podendo estar em um estágio mais ou menos avançado de gramaticalização, processo este apontado por Barroso (1960). Neste trabalho, pretendemos apresentar uma nova classificação dessas estruturas verbais complexas, a qual chamamos de perífrases verbais dêiticas. A classificação dessas perífrases como dêiticas baseia-se na análise dos dados obtidos em um corpus chamado Corpus Brasileiro disponível na plataforma Linguateca. Através do levantamento das perífrases mais recorrentes neste corpus, encontramos duas estruturas em que o seu significado é intrinsecamente ligado à situação pragmática na qual ela está sendo usada, quais sejam: chegar + de + infinitivo e deixar + a + infinitivo; e outras duas estruturas que podem possuir tanto um valor aspectual quanto dêitico, a depender também do contexto extra-linguístico no qual elas se encontram, quais sejam: vir + a + infinitivo e acabar + por + infinitivo. A partir dessas novas classificações, podemos concluir a eficiência que uma descrição com base semântica tende a contribuir para a compreensão dessas estruturas em alunos avançados no ensino de português para estrangeiros.


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