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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESCRITA A PARTIR DA LITERATURA E DAS NARRATIVAS CULTURAIS DOS SURDOS

Autores:
Aline da Cruz Porto Silva (IFBAIANO - Instituto Federal De Ciência e Tecnologia Baiano )

Resumo:

 Este trabalho de pesquisa, tem como objetivo analisar e refletir, como a literatura pode interferir no processo de letramento das pessoas Surdas, numa perpespctiva de educação bilíngue tendo a Língua Brasileira de Sinais como língua mediadora, para que o sujeito Surdo possa vivenciar o acesso a língua majoritária do país aqui em destaque o Brasil e o fato da literatura servir de agente transformador do ser, constituindo-se autor e produtor. Adentrando a fantasia a partir da sua vivencia e atribuindo significação ao conhecer os textos literários e ressignificar, criar outros textos, ser autor da sua própria literatura utilizando sua língua e adquirindo a escrita e estrutura da gramática normativa, inserindo-se na sociedade de forma igualitária rejeitando fatores excludentes. Apresenta-se uma pesquisa qualitativa realizada nas aulas de literatura com diários reflexivos, atividades impressas, filmes e o reconto dos textos. As leituras “formar e informar” o indivíduo além de proporcionar consciência crítica, os Surdos enquanto minorias linguísticas a partir da Libras são capazes  e desenvolverem competências que o ouvinte e falante desenvolve pela oralidade e aquisição da escrita aos mesmos acontece de forma secundária. Apresentamos resultados parciais visto que o processo de ensino e aprendizagem é contínuo, logo a pesquisa não termina. Realizada tabulação foi possível compreender o tempo e o lugar através do texto 85% das turmas tiverem entendimento; a partir da interpretação do texto em língua de sinais, foi possível organização do pensamento, 95% respondeu que em Libras fica fácil compreender. Pela história contada e recontada permite-se estimular a imaginação, a leitura e a escrita da segunda língua conforme legislaçao vigente. Pela língua de sinais, é possível o aprendizado da escrita da língua portuguesa, para isso as experiências precisam ser significativas respeitando as vivencias dos alunos sendo assim capazes de aflorar a imaginação, criar, atribuir significados e ressignificar suas produções.