Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Poesia feminina em sala de aula: Ana Luísa Amaral

Autores:
Daniel Rodrigues (UCA - Université Clermont Auvergne)

Resumo:

Propomos trabalhar um estudo de caso. Nosso objetivo é, assim, analisar um plano de aula do curso de Literatura contemporânea portuguesa para alunos em nível avançado e oriundos da Graduação em Literaturas, Língua e Civilizações Estrangeiras e Regionais (LLCER) - Português. De fato, tentaremos mostrar que o ensino do PLE pode e deve estar no horizonte de toda a formação da graduação, mesmo se o alvo é o ensino de noções ligadas aos estudos literários. Partindo de poemas da esritora portuguesa Ana Luísa Amaral, apresentaremos as etapas de uma série de três aulas e discutiremos o plano pedagógico utilizado: Aula 1 - Contextos da poesia feminina em Portugal: Os alunos são convidados a apresentar a autora e contextualizar a sua obra. Noções como o matrimônio cultural (herança de bens culturais criados por mulheres e que em geral são minorizados nos processos de transmissão cultural), a história da luta das mulheres em Portugal e questões ligadas aos estudos feministas alimentam a interação oral entre os alunos; Aula 2 - estruturas gramaticais e lexicais e análise textual: partindo das estruturas encontradas nos textos, trabalhamos a comprensão e a análise textual (por exemplo, o estudo do ritmo através do uso dos pronomes oblíquos átonos no poema Carta à minha filha ); Aula 3 - Produção oral e escrita: para a última aula, os estudantes são convidados a preparar duas produções textuais, uma na forma poética, utilizando seus bens ligados ao matrimônio cultural, textos lidos em sala e debatidos com o grupo, e outra analítica, em forma do exercício francês da dissertação.