Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Compostos metafóricos no português brasileiro contemporâneo

Autores:
Ieda Maria Alves (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

As gramáticas da língua portuguesa costumam classificar as formações compostas segundo a associação de seus componentes, que pode ocorrer por justaposição, em que cada elemento conserva sua integridade (beija-flor), ou por aglutinação (aguardente), em que os elementos de uma palavra apresentam-se unidos e subordinados a um único acento tônico. Já Bechara, de maneira distinta, em Moderna gramática portuguesa (1999), apresenta também uma classificação de caráter sintático, mostrando que na composição pode ocorrer uma relação de coordenação, quando se observa uma sequência de coordenação de elementos, ou uma relação de subordinação, quando um elemento determinante se subordina a outro, o elemento determinado. Linguistas como Carone (1986) e Sandmann (1989), dentre outros, consideram também essa oposição entre composição coordenativa e subordinativa.

Dentre os diferentes tipos de compostos por subordinação, construídos com elementos que nem sempre pertencem à mesma classe gramatical, estudamos, neste trabalho, os substantivos compostos constituídos por dois substantivos em que o segundo elemento apresenta um emprego metafórico, a exemplo de carro-bomba e visita-relâmpago. Discutimos as características desses compostos, que apresentam traços típicos das construções derivadas, como a ocorrência do substantivo metafórico sempre no final da palavra construída e a repetição desse substantivo em formações em série. 

O corpus de análise baseia-se em neologismos coletados desde janeiro de 1993, que representam a Base de neologismos do português brasileiro contemporâneo, integrante do projeto TermNeo (Observatório de neologismos do português brasileiro contemporâneo). O projeto cumpre a função de função de coletar, analisar e difundir neologismos do português brasileiro, extraídos de um corpus jornalístico constituído por jornais e revistas brasileiros de grande circulação.

 

CARONE, F. de B. Morfossintaxe. São Paulo: Ática, 1986.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.

SANDMANN, A. J. Formação de palavras no português brasileiro contemporâneo. Curitiba: Scientia et Labor/Ícone, 1989.


Agência de fomento:
CNPq