Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Item lexical Linha: análise polissêmica à luz da Linguística Cognitiva

Autores:
Joaquina Cristina Nascimento de Oliveira (UAB PORTUGAL - Unversidade Aberta de Portugal)

Resumo:

Resumo

Entendendo-se que a Linguística Cognitiva apresenta ligação estreita com a significação, consideramos a importância da semântica na análise dos fenômenos linguísticos que envolvem os processos mentais. Para tanto, elencamos o item lexical linha e sua representação prototípicas e conceptuais.

Palavras-chave: Polissemia, Metáfora conceptual, Linguística Cognitiva

1. Análise do item lexical linha

Tendo como corpus o site da Linguateca, escolhemos 500 para verificar as mais frequentes do protótipo da palavra “a partir da qual se criam as sucessivas extensões semânticas” (BATORÉO (2015, p. 103).  

Vejamos os seguintes extratos:

(1) ext1052133-soc-92a-1: Quanto aos homens de Matosinhos, nada podem além de, quatro meses ao ano, recorrer à pesca à linha para garantir a sobrevivência.

              ext1009072-clt-93a-3: Cada rolo tem 100 metros de linha e custa 14000.

(2) ext901276-soc-93b-3: «Fumador ou não-fumador? " é uma pergunta que ninguém fará no «check-in» da Freedom Air, uma linha de voos charter que opera a partir de Chicago - todos os lugares se destinam a fumadores.

 (3) ext1086092-nd-91b-2: R. -- À falta de uma linha política de oposição clara e construtiva para Lisboa, o PSD ocupou-se durante este ano e meio a avançar com insinuações e críticas daquilo que eu me permito designar de «pequena política».

(4) ext356984-clt-soc-94b-2: «Duas variáveis formam uma linha num plano; três uma forma tridimensional».

A palavra linha, nessas ocorrências, não está totalmente desvinculada do seu sentido protótipo e, também não, de outras extensões semânticas dos dicionários.

Nos grupos (3) e (5), respectivamente, temos “linha política”, “linha de pensamento”; “linha de raciocínio”, “linha das preocupações”; “linha de pronto-a-vestir”, “sapatos da linha Miu Miu da Prada”, “linha de banho Christian Dior”. Nesse caso, ainda se faz uma imagem mental do protótipo que evoca outras tão significativas e que carregamos fortemente em nosso discurso de forma generalizada.