Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


COMPREENSÃO LEITORA NA ALFABETIZAÇÃO: OS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS EM FOCO

Autores:
Rita de Cassia Ambrosio (USCS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL) ; Ana Silvia Aparicio (USCS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL)

Resumo:

Neste trabalho, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar estratégias que auxiliem no desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por alunos em processo de alfabetização. Como referencial teórico da pesquisa, consideramos contribuições dos estudos da Pedagogia dos multiletramentos, defendidos principalmente por Roxane Rojo, no sentido de que os textos multissemióticos demandam novas formas de ler e produzir textos. Entendemos que a leitura e compreensão de textos na alfabetização vão além da decodificação da escrita, e quanto maior a familiaridade com textos multissemióticos, mais elementos as crianças terão para realizarem inferências na construção dos sentidos do texto. A pesquisa, de natureza intervencionista, é realizada em uma turma de 1º. ano, de uma escola pública municipal da região do Grande ABC paulista. Como procedimento metodológico, inicialmente, foi realizada uma sondagem com os 20 alunos da turma (a maioria alfabéticos), buscando identificar habilidades de compreensão leitora dos alunos, a partir de textos escritos e de textos multissemióticos, tendo como referência alguns descritores da Provinha Brasil e ANA. Os resultados apontam que os alunos obtêm melhor desempenho na compreensão leitora quando os textos articulam linguagem verbal e não verbal, embora alguns alunos, sobretudo os já alfabetizados, restrinjam-se à decifração do escrito, desconsiderando outros elementos não verbais do texto que contribuem para sua compreensão. Esse é um dos grandes problemas que enfrentamos na alfabetização: o privilégio que é dado, nas práticas de sala de aula, à apropriação do sistema alfabético de escrita em detrimento das práticas de compreensão leitora de textos que articulam múltiplas linguagens. Com base nesses resultados, pretendemos realizar intervenções com atividades de compreensão leitora de textos multissemióticos por meio de estratégias didáticas que consideramos produtivas para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora pelas crianças em processo de alfabetização.