Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


CAPACITAÇÃO DOCENTE E A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ASSOCIADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores:
Adriana Recla Sarcinelli (FAACZ - FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ)

Resumo:

Este trabalho objetiva discutir a implantação e a utilização de ferramentas associadas à Educação a Distância tanto nas práticas docentes quanto na capacitação docente das Faculdades Integradas de Aracruz – FAACZ, localizada em Aracruz, no estado do Espírito Santo. A nossa indagação era: como proporcionar práticas para retirar o docente do estado letárgico dando contribuição no aprimoramento de sua formação na prática pedagógica. Para tal,  buscou-se a realização de um levantamento bibliográfico, seguido da proposição de ações de capacitação docente, acompanhamento das ações em sala de aula e, por fim, a análise dos resultados. Tomamos como referencial teórico os trabalhos de Veloso (2018), Cesário (2016), Rosa (2013), Públio Jr. ( 2018), Ferreira et al. (2018) , Moran (2016) Hack e Negri (2010). Com a metodologia proposta foi possível acompanhar durante três anos (2016, 2017 e 2018) o processo de capacitação de todos os profissionais envolvidos no processo de implementação do modelo Semipresencial da FAACZ e, por fim, realizar uma avaliação nos resultados da adaptação docente. Constatamos que os docentes foram capazes de utilizar as metodologias apresentadas nos processos de capacitação para melhorar seu desempenho em sala de aula e proporcionar ao discente a perspectiva de utilizar uma ferramenta potente do ponto de vista tecnológico em suas disciplinas presenciais. Notamos ainda que a Instituição de Ensino Superior deve estar preparada para oferecer, em um futuro recente, uma aprendizagem diferenciada, baseada na flexibilidade de horários, acessível, motivadora, atualizada e personalizada. De fato, as novas tecnologias educacionais impactam no ensino de modo geral, já que os recursos tecnológicos são de suma importância para o aprimoramento do processo ensino aprendizagem. Para tal é imprescindível docentes com sólida formação didática e conteudista, e que utilizem tais recursos tecnológicos como ferramentas do dia a dia da sala de aula.