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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A PROCURA DA “VERDADE” NA MÍDIA TELEVISIVA: EFEITOS DE SENTIDO ENTRE DISCURSO, POLÍTICA E HISTÓRIA

Autores:
Belmira Rita da Costa Magalhães (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Helson Flávio da Silva Sobrinho (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:

Nos últimos anos a noção de pós-verdade se faz presente nas pesquisas sobre a mídia em geral, principalmente na internet, para explicar as notícias “falsas” e expor a “verdade”, isto é, mostrar que são falsas e explicar o que é verdadeiro. Assim, uma suposta “verdade” anterior é declarada como uma “mentira” e surge uma nova mensagem declarada como “verdade”. São ressaltados os danos que isso pode trazer para os que não alcançam a pós-verdade em tempo hábil. No ano de 2018 a Rede Globo começa a veicular, várias vezes por dia, uma mensagem explicativa sobre o que são Fakes news, afirmando que as emissoras da rede estão comprometidas com os fatos verdadeiros. Traz na mensagem uma oposição entre Fatos e Fakes. Nossa comunicação tem como objetivos o estudo sobre os efeitos de “verdade” que impedem que os telespectadores possam ter a totalidade das notícias. Estamos levando em princípio a incompletude da linguagem, que não se pode dizer tudo, que o tempo na televisão é curto e que são necessários cortes. O referencial teórico da Análise do Discurso disponibiliza conceitos que permite ao analista partir do fenomênico –  o fato – e chegar ao que foi silenciado. Para realizar a análise recortaremos determinadas notícias sobre a política para desvelar seus silenciamentos, ou seja, compreender as formas pelas quais são utilizadas pelo jornal ao silenciar o que lhe interessa em cada momento histórico.