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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO COTIDIANO DOS DISCENTES PARA A SALA DE AULA

Autores:
Rosângela Maria Dias da Silva (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo:

O presente trabalho sugere refletir sobre a necessidade de introduzir nas aulas de língua portuguesa situações de aprendizagem utilizando textos multimodais que estão inseridos no cotidiano dos discentes promovendo os multiletramentos. Compreendemos que a leitura e escrita nos ambientes digitais devem der trabalhadas de forma pedagógica, em sala de aula, possibilitando a aquisição de novas competências, como sugere a BNCC em sua Competência 5: Cultura Digital. Embasamo-nos teoricamente nas concepções de Rojo (2013) no que aborda os multiletramentos; Marcuschi (2008) na reflexão sobre os gêneros textuais midiáticos; Coscarelli (2016) no tocante a navegar e ler na rota do aprender; Ribeiro (2016) explanando textos multimodais leitura e produção; e tendo como pilares os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Justificamos a realização desta pesquisa pela relevância para o âmbito educacional da EJA, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos discentes permitindo utilizar as tecnologias digitais de informação de forma crítica, reflexiva e significativa. A nossa metodologia prevê como fontes de coletas de dados: o questionário – fonte para o levantamento de dados pessoais e profissionais; e a entrevista para analisar o desenvolvimento dos discentes. Levantamos gráficos com base no cruzamento das informações fornecidas pelos discentes. A pesquisa é de caráter quantitativa e qualitativa. Nossa abordagem, suscetível a turmas da EJA, de Escola Pública. A pesquisa refere-se à Dissertação de Mestrado/MPLE.


Agência de fomento:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA