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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DIÁLOGO ENTRE LITERATURAS AFRICANA E BRASILEIRA: PROPOSTAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores:
Silvana da Silva Batista (UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Ellyzandreia Alves de Sousa ()

Resumo:

DIÁLOGO ENTRE LITERATURAS AFRICANA E BRASILEIRA: PROPOSTAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

RESUMO: Nosso trabalho corresponde à pesquisa de caráter interventivo que desenvolvemos em escola pública do ensino fundamental no interior maranhense e relativa a nossa dissertação de mestrado em andamento. Discorremos a respeito da importância da inserção da literatura africana e brasileira de língua portuguesa na escola, em conformidade com a Lei nº 10.639/2003, considerando o poder da leitura quando utilizada numa perspectiva transformadora. Propõe-se aqui a ampliação e fortalecimento de estudos e diálogos democráticos na sala de aula sobre as questões étnico-raciais, mobilizando aspectos linguísticos e culturais, mediante o trabalho com leitura de textos literários do gênero conto do autor moçambicano Mia Couto e dos autores brasileiros Guimarães Rosa e Manoel de Barros. O objetivo dessa proposta é formar leitores literários, estabelecendo essa relação entre autores de diferentes nacionalidades devido a proximidade de suas temáticas e afinidades no uso da língua. Trata-se de uma proposta didática, contendo indicação de leituras e atividades que podem auxiliar no processo de apropriação da leitura e beneficiar com reflexões sobre as relações culturais. Para fundamentar esta pesquisa, são utilizadas discussões de teóricos da linguística e da literatura como Abreu (2006), Melo (2018), Candido (1995), Cosson (2018) e documentos oficiais publicados pelo MEC (BRASIL, 2018). É uma pesquisa de natureza interventiva quali-quantitativa (GIL, 2010; DAMIANI et al, 2013). Na atual fase da pesquisa, propomos apresentar os principais eixos teóricos que fundamentam a intervenção, e modelo das sequências de leitura que serão desenvolvidas. A partir dos resultados obtidos parcialmente, infere-se que a criação de possibilidades com o uso de textos literários de autores brasileiros e africanos oportunizará aos estudantes o desenvolvimento da competência para a fruição estética, além de fortalecer o respeito às relações étnico-raciais.

 

 

Palavras-chave: Conto, Ensino, Literatura africana, Literatura brasileira, Lei nº10.639/03.

 


Agência de fomento:
Universidade Federal do Tocantins