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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Os projetos de pesquisa do ProfLetras – Unimontes: perspectivas iniciais dos mestrandos e formação para a prática cidadã.

Autores:
Maria da Penha Brandim de Lima (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo:

Neste momento, em que o país passa por um período político social difícil e questiona princípios, valores e crenças, polarizadas entre a manutenção do Estado de Direito e uma suposta onda conservadora oposta a esse princípio, entendemos que o papel da Educação, em especial, da educação continuada daqueles que estão em sua linha de frente - os professores - precisa concentrar suas reflexões nas bases dos princípios éticos. Neste sentido, entendemos a necessidade de formação de professores capazes de propor práticas pedagógicas significativas para o ensino da leitura, da escrita e da oralidade, no desenvolvimento de sujeitos críticos. Para tanto, é necessária uma prática docente voltada ao desenvolvimento da compreensão e do uso dos recursos linguísticos visando à prática social. A partir deste pressuposto e, visando desvelar as preocupações iniciais destes profissionais em relação ao processo de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa, cabe-nos uma questão problematizadora: Quais são as principais questões propostas pelos projetos de pesquisa em um curso de pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras?  O estudo justifica-se em razão da proposta do Programa ProfLetras, um dos principais programas voltados à formação específica de professores atuantes na educação básica, voltado para a intervenção em problemas de aprendizagem na perspectiva da transformação da prática docente. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa e natureza descritiva, apoia-se em referenciais teóricos que se pautam na análise discursiva, em especial Rabatel (2016), a fim de discutir a responsabilidade enunciativa e estudiosos que contribuem para os estudos de cunho pedagógico como Abramowicz (2004) e Alarcão (2004). Trata-se de pesquisa em andamento e é realizada a partir da análise de projetos apresentados no ano de 2018 ao Programa ProfLetras da Unimontes - MG. Os resultados parciais apontam para preocupações docentes relacionadas aos resultados imediatos em relação ao aproveitamento dos estudantes de educação básica.