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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O uso de "wine" na imprensa escrita portuguesa

Autores:
Sílvia Barbosa (CLUNL - Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa)

Resumo:

A língua portuguesa foi, desde sempre, influenciada e enriquecida por diversas línguas estrangeiras. Mas, naquele que é o século da globalização é inevitável não falarmos de transformações culturais, nomeadamente do uso de léxico de origem estrangeira e as circunstâncias desse mesmo uso, quando existe na língua a unidade lexical capaz de designar o conceito que se pretende.

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o uso e influência do estrangeirismo “wine” na imprensa portuguesa. Neste caso em particular poderemos questionar (i) se o uso do estrangeirismo é uma nova tendência publicitária relacionada com o produto e o público a que se destina – não só o residente nacional, mas também o visitante estrangeiro; (ii) se o emprego do estrangeirismo permite uma maior difusão de informação na era digital; (iii) se estamos perante um reflexo de alienação cultural - onde a utilização de “vinho” é considerado apenas em eventos/marcas com pendor nacional.

Para dar uma resposta a estas questões, procedeu-se à construção de um corpus textual composto por jornais e revistas portugueses (no período de 2015 a 2017). Tendo como quadro teórico as teorias da linguística de corpus e como ferramenta de análise o software LEXICO, procedemos ao levantamento de formas neológicas, para fazer uma breve análise de cada uma delas, com ênfase nos aspetos semânticos e, em particular, descrever a estrutura interna, dando conta de aspetos relacionados com a produtividade dos processos de construção de palavras envolvidos, associando esses elementos com as capacidades referenciais dessas palavras.

Embora seja um estudo ainda em curso, acreditamos que a análise dos dados revelará resultados significativos, demonstrando a vitalidade do processo de neologia lexical na difusão e promoção de um produto nacional: o vinho português.