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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


TRANSMISSÃO DO PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: REFLEXÕES DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores:
Eleonora Bambozzi Bottura (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo:

A proposta desta apresentação é a de buscar refletir sobre o ensino de Português Língua de Herança (PLH) na perspectiva do letramento. No modelo de letramento bilíngue proposto por Hornberger (2003), constata-se que o falante de herança geralmente não é envolvido ou não se envolve em práticas que envolvam o uso da linguagem escrita nas suas línguas. O desenvolvimento de um letramento bilíngue implica o consequente envolvimento em práticas de letramento que promovam a aquisição e uso do código escrito nas diferentes línguas. Ao pretender desenvolver um falante de Língua de Herança (LH) que abarque além das competências de expressão e de compreensão oral, faz-se necessário, portanto, estudos que enfoquem o letramento bilíngue e o ensino de LH.Com base na mobilização de conceitos fundamentais da perspectiva do letramento (BLOOME 2012; STREET, 2014); da compreensão de letramento como prática social (BARTON e HAMILTON, 1998); e da teorização do conceito de PLH, objetivamos compreender de que modo a escrita é concebida para os aprendentes de PLH. Adicionalmente, buscamos investigar com quais concepções de letramento instituições que promovem o ensino de PLH fundamentam os seus discursos sobre PLH e as suas práticas pedagógicas.O corpus de análise é constituído por sites oficiais de escolas comunitárias e organizações não governamentais de PLH nos EUA e em alguns países da Europa. A metodologia adotada é qualitativa interpretativista por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977; BAUER e GASKELL, 2002) dos sites. Desse modo, consideramos que esse estudo exploratório que busca compreender as práticas de letramento dos falantes de PLH pode contribuir com reflexões que fomentem o desenvolvimento de currículos, planejamento de cursos, desenvolvimento e implementação de políticas linguísticas familiares de transmissão da LH e de políticas de formação em PLH.