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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA: desenvolvendo recursos educativos baseados no campo visual do sujeito surdo

Autores:
Amauri Moret da Silva (UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia)

Resumo:

O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de ensino de Língua Portuguesa que produza ferramentas necessárias ao professor/ouvinte e também proporcione conhecimentos, a fim de intervir no ensino-aprendizagem do aluno surdo. A aquisição da aprendizagem da escrita levando em consideração o ato de ler, para um ouvinte é um processo praticado tanto oral como silenciosamente segundo afirma Salles et alli (2004). Desse modo, para os surdos a técnica mais utilizada é a leitura silenciosa, na qual cabe o papel eficaz e de excelência dos materiais de apoio que são: recursos gráficos/visuais utilizados pelo docente para que se complemente o entendimento dos conteúdos estudados. Partindo desse ponto do desenvolvimento da aprendizagem, nota-se que o aluno ouvinte tem o auxílio da fala e dos gestos para chegar a uma compreensão quando não se consegue entender o objeto de estudo. Para Lane (1992) e Miranda (2001), as pessoas com surdez tendem criar valores morais e éticos adquiridos pela percepção visual, essa experiência está enraizada na cultura, história e identidade do povo surdo. Sendo assim, o aluno necessita do espaço visual amplamente, pois é a base da aquisição do seu conhecimento. A experiência visual transcende para além dos aspectos linguísticos da língua, para o surdo a significação visual está presente nas ações do cotidiano, a comunidade surda busca no visual romper com a perda auditiva (SKLIAR, 2001). Oliveira (2006) ressalta que a visualidade é compreendida pela sociedade contemporânea como parte de sua identidade, e que seria relevante o uso frequente de recursos espaciais visuais para incrementar pedagogicamente o currículo escolar. Portanto a dificuldade do aprendizado do discente surdo na disciplina de Língua Portuguesa, constitui-se pela ausência de métodos de ensino voltados à percepção visual, que apoia e contribui no ensino-aprendizagem em sala de aula.