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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Jornal IFFolha Itaperuna: os gêneros jornalísticos no campus

Autores:
Fabiana Castro Carvalho de Barros (IFFLUMINENSE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Itaperuna)

Resumo:

A produção de um jornal numa instituição de ensino como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Itaperuna possibilita o desenvolvimento dos alunos em vários aspectos, pois incentiva a leitura e a escrita, estimula a pesquisa, possibilita o acesso a informações e a pontos de vista diversos e contribui para uma maior interação do estudante com a realidade (colocando em prática num mesmo projeto a tríade ensino/pesquisa/extensão). O trabalho envolve tanto a comunidade interna quanto a externa, proporcionando a integração de todas as áreas do conhecimento. Desse modo, os discentes desenvolvem a capacidade de trabalhar em equipe e é estimulada a construção de uma visão crítica da realidade. Os textos são produzidos por todos que queiram contribuir: um grupo de alunos forma o Conselho Editorial, responsável pelo planejamento do jornal, pelo projeto gráfico, pela identidade visual, pela formatação final. Os estudantes interessados em participar são divididos em grupos e cada um se responsabiliza por um gênero textual. Nas aulas de Língua Portuguesa, os diferentes gêneros jornalísticos são abordados pelo docente e os demais professores contribuem orientando as produções que têm relação com sua área de ensino. O Conselho seleciona os textos que serão publicados, faz a revisão textual e a diagramação do jornal, que é enviado para impressão (a versão impressa é lida na aula de Língua Portuguesa a fim de que seja feita a avaliação da publicação) e o jornal fica também disponível no formato digital para toda a comunidade. O resultado desse trabalho de integração acadêmica é a produção de um jornal da escola, com diferentes gêneros textuais, abordando temas sociais, culturais, locais, políticos e econômicos.


Agência de fomento:
IFF