Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


WHAT’SAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA.

Autores:
Tereza Cristina Gonçalves da Silva (SEDUC-CE - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ) ; Leidiana Rodrigues do Vale (SEDUC-CE - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ) ; Carlos Vieira de Souza ()

Resumo:

A modalidade EJA necessita de muitas possibilidades pedagógicas para obter êxito no que diz respeito à aprendizagem. Nesse contexto, inúmeras são as ferramentas tecnológicas como um caminho necessário a ser percorrido, não somente por questões financeiras, espaço geográfico a ser alcançado, mas principalmente por ser uma modalidade que exige no nosso século os multiletramentos utilizados nas aulas de Língua Portuguesa com as tecnologias. O objetivo deste trabalho é compreender como ocorrem os procedimentos de interação entre professores e alunos nas aulas de Língua Portuguesa com o uso do what’sApp e os princípios que norteiam as práticas pedagógicas que dizem respeito ao processo de construção do conhecimento na formação do aluno da EJA, semipresencial. Para isso a pesquisa está fundamentada nos estudos que se referem à forma de entrelaçamento da educação com o celular, nas teorias de Araújo e Silva, (2012), MATOS, (2013), Honorato e Reis (2014), Xavier (2005), entre outros. A pesquisa utilizada é bibliográfica, trazendo uma apresentação do contexto histórico da EJA no Brasil, ao mostrar os desafios que permanecem na proposta metodológica do ensinar e aprender e levantar novos questionamentos suscitados no decorrer deste estudo a fim de incitar reflexões posteriores sobre o assunto. Como decorrência desse estudo observou-se mudanças na metodologia de ensino com o uso das tecnologias (aplicativo What’sApp) inclusas no processo educacional e a importância dessa Educação na modalidade EJA, semipresencial na construção da autonomia do aluno, ao permitir uma leitura crítica do mundo, da sociedade, transformando o aluno em um sujeito social, político e crítico.

 

PALAVRAS-CHAVE: tecnologias, multiletramentos, What’sApp, Aprendizagem, Língua Portuguesa