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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A Linguística Textual como facilitadora na leitura e produção de sentido: casos de intertextualidade em propagandas da rede Hortifruti

Autores:
Giselia Evangelista de Sousa (UNIRB - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRB)

Resumo:

Uma grande quantidade de informações é transmitida a todo o momento e apresenta-se em forma de textos. Ao se deparar com eles, na maioria das vezes, os receptores não os tratam como um lugar de interação. Sendo assim, os sentidos produzidos, como no caso de propagandas veiculadas em revistas, internet ou outdoors, se dão de maneira descontextualizada. Este trabalho tem como problema central o estudo da intertextualidade em propagandas publicitárias da Rede Hortifruti e pretende mostrar como o entendimento e a prática da Linguística Textual (LT) podem ser facilitadores na leitura e produção de sentido, destacando um de seus elementos de textualidade: a intertextualidade. Para a sua realização foram formuladas as seguintes hipóteses: nas propagandas são encontrados diversos tipos de intertextualidade; a intertextualidade é recorrente nas diversas propagandas da rede; se trabalhadas em sala de aula, as propagandas com intertextualidade facilitarão a leitura e a produção de sentido. Embasada teoricamente na LT, a partir de obras de Koch (2004), Koch, Bentes e Cavalcante (2012) e Heine (2015), a pesquisa observa os tipos de intertextualidade stricto sensu. Para a realização deste estudo, optou-se pela análise de três propagandas de uma campanha publicitária da Rede Hortifruti que traz como atores, legumes, frutas e verduras cujos textos dialogam com filmes que marcaram época. Os resultados obtidos revelam que o entendimento da intertextualidade, fundamentado na perspectiva da LT, auxilia na compreensão do sentido das possíveis leituras das peças publicitárias. Quanto ao resultado da tipologia, baseada em Koch, Bentes e Cavalcante (2012), a pesquisa aponta para casos de intertextualidade implícita e estilística e demonstra a importância que o fator intertextualidade tem na produção de sentido, principalmente quando o diálogo se processa entre gêneros textuais como a propaganda publicitária e os filmes.