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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A REVISTA O ENSINO (1922-1924): A PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO DIRECIONADA AOS PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ

Autores:
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi (UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná- Campus União da Vitória)

Resumo:

A imprensa periódica educacional, no início do século XX, foi um recurso comumente utilizado, haja a vista a precariedade da formação docente no Brasil. Campo dinâmico para registrar as ideias e para a efetivação do consenso, nos periódicos educacionais pode-se observar, além dos aspectos pedagógicos, a ideologia que permeia os discursos na sociedade e a legitimação dessa, uma vez que é um material de rápido alcance e repercussão. No Paraná, destaca-se a Revista O Ensino (1922-1924), que tinha por finalidade a veiculação de atos oficiais, práticas educativas e modelo de educacional, vinculados à uma perspectiva pedagógica, social, política e cultural.  O presente estudo tem por objetivo analisar a referida revista, publicada entre os anos de 1922 a 1924 pela Inspetoria Geral do Ensino do Paraná, a qual circulava no estado, bem como em todo  país. Especificamente, visa investigar as leituras que eram direcionadas sobre a alfabetização e a ideologia que permeava nos textos. Para tanto, o estudo será fundamentado em Schelbauer; Araújo ( 2007), Saviani (2012), Marx; Engels (2017), Mezáros (2006), Chauí (2016), Bakhtin (2009 [1929]), Vigotski (1987),  Martins; Marsiglia (2015), entre outros. Tendo como embasamento o materialismo histórico, os procedimentos metodológicos consistem em: contextualização histórica, investigação dos textos que tratam sobre a alfabetização, categorização das temáticas proeminentes, análise da ideologia que permeia os assuntos debatidos e que compõem a leitura formadora dos professores. No momento, a pesquisa encontra-se em andamento e os resultados parciais compreendem na contextualização do periódico e a coleta das temáticas proeminentes.