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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: uma proposta de material didático-pedagógico

Autores:
Gilvani Kuyven (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO) ; Ana Carolina Belleze Silva (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO) ; Martha Holanda da Silva (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO)

Resumo:

Esta comunicação constitui um recorte de pesquisa em nível de mestrado desenvolvida no PPG em Estudos de Linguagem da UFMT, intitulada A INTERAÇÃO EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE NA ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO: uma proposta de material didático-pedagógico. A investigação propôs algumas reflexões sobre o ensino da Língua Espanhola no Ensino Médio em uma escola pública de Mato Grosso, com foco no processo de interação entre professor-aluno e aluno-aluno em sala de aula, com estudantes surdas, após a aplicação de um material didático-pedagógico bilíngue (LIBRAS/Espanhol), como estratégia de interação em aulas inclusivas. Os objetivos desta pesquisa foram: 1)Investigar o processo de interação e relações dialógicas, entre as alunas surdas e os demais colegas.; 2) Desenvolver material didático-pedagógico a ser usado em aulas de Língua Espanhola; Este estudo teve como fundamentação teórico-metodológica o arcabouço Bakhtin e o Círculo, em relação às considerações sobre língua/linguagem, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, sobre a aprendizagem e, no que concerne aos processos de interação, de acordo com a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal. Para os gêneros textuais na escola, consideramos as contribuições de Dolz e Schneuwly . Elaborou-se, a partir daí uma proposta de material didático-pedagógico bilíngue. Com a observação dos resultados desta aplicação, percebeu-se que as aulas de Língua Espanhola se tornaram mais dinâmicas, interativas e significativas, tanto para as alunas surdas, como para seus colegas ouvintes e professores, e que a interação foi o ponto culminante das aulas. Esta investigação compõe o conjunto de estudos do Grupo Relendo Bakhtin (REBAK/UFMT/CNPq).


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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO