Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


AS METÁFORAS E ANTÍTESES NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DO NEGRO EM RACIONAIS MC: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03 EM TURMAS DE 9º ANO

Autores:
Maria Felicidade Penha de Lacerda (UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de metáforas e antíteses em textos dos Racionais MC e como a utilização dessas figuras de linguagem colabora com o processo de subjetivação do negro brasileiro, que aqui deve ser entendida como a busca da construção de uma identidade. O corpus que será analisado são quatro letras dos Racionais MC – “Sou mais você”, “Negro drama”, “Na fé firmão” e “Jesus chorou” -, canções que pertencem ao CD Nada como um dia após o outro dia, lançado em 2002. Nessa análise serão utilizados os conceitos de dialogismo, responsividade, locução e interlocução, propostos por Bakhtin (1995), (2003), os conceitos de figura de linguagem propostos por Mello (2001), Brandão (1989) e Lakoff e Johnson (2002), além de conceitos de identidade apresentados por Sodré (1999), Castells (1999), Hofbauer (2003), Hall (2006), Candau (2011), Bauman (2005), Cuche (1999) e Woodward (2000). A análise das letras irá enfocar a estratégia linguística utilizada – o uso de metáforas e antíteses – com o propósito de buscar maneiras de ressignificar palavras e atitudes capazes de acrescentar elementos que denotem aspectos positivos que contribuirão para a criação/recriação de uma identidade para o negro brasileiro, morador de periferia. Pretende-se ainda mostrar como a utilização de letras de raps dos Racionais MC pode ser uma alternativa para que se busque cumprir a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas salas de aula. O trabalho proposto nesse sentido é direcionado às turmas de 9º ano, e, aproveitando-se do fato de fazerem parte do conteúdo programático proposto para essa série, incluirá o estudo das figuras de linguagem. 


Agência de fomento:
UESC