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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Práticas textuais multimodais no WhatsApp: Uma atividade colaborariva para o ensino da leitura e da escrita na escola

Autores:
Hélio Rodrigues Júnior (IP-PUC/SP - Instituto Sedes Sapientiae da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo:

Este trabalho trata dos letramentos escolares promovidos pelos textos multimodais e do WhatsApp como um recurso metodológico para o ensino colaborativo da leitura e da escrita na sala de aula de língua portuguesa da Educação Básica. Na vida contemporânea, as tecnologias configuram novas leituras e escritas como as dos textos multimodais – textos escritos e/ou falados misturados com imagens, movimentos e sons. É notório, também, que o smartphone tem ingressado no espaço escolar e modificado as relações humanas por meio das ferramentas que os aplicativos da telefonia móvel favorecem. Em particular, pelo WhatsApp, os alunos usam a língua em trocas de mensagens, imagens, áudios e vídeos, organizando textos multimodais. Apesar desse mergulho rotineiro no exercício da língua portuguesa, podemos  obervar problemas em relação à compreensão das ideias e à escrita na escola. Recorremos ao próprio WhatsApp para o desenvolvimento da leitura e da escrita colaborativas com vistas à organização da textualidade e à proposição de efeitos de sentido em textos multimodais. Objetivamos investigar, aplicar e refletir sobre o uso do WhatsApp à superação das dificuldades com o ler, o compreender e o escrever textos multimodais. Para tanto, desvelamos o plano textual e a multiplicidade de semioses com vistas aos efeitos de sentido; situamos os recursos do WhatsApp e a leitua e escrita colaborativas; analisamos a leitura e a produção escrita colaborativas do gênero discursivo fábula alcançada em uma Sequência Didática planejada com o uso dos recursos do WhatsApp numa sala de aula de língua portuguesa de um 6º ano do Ensino Fundamental. O ponto de vista teórico que adotamos para o ensino da leitura e da escrita é aquele que considera o texto em sua vertente sócio-cognitivo-interacional. Por fim, podemos confirmar que o uso do WhatsApp contribui para uma leitura e escrita mais proficientes de textos multimodais.